Álvaro D'Alessandro

jun 182018
 

De tempos em tempos surgem ferramentas de apoio que redefinem suas categorias. Foi assim com o Enterprise Architect no auge da modelagem UML, bem como com o Jira, que progressivamente vem contribuindo para a ampla adoção da cultura ágil e estendendo sua utilização para muito além do desenvolvimento de software; se voltarmos ainda mais no passado, cabem os exemplos do MS-Project – que redefiniu a forma como o mundo registrava seus cronogramas – e do Erwin, que agregou recursos poderosos para atividades de Modelagem de Dados.

Pessoalmente e em nome da OAT, é muito gratificante constatar que as “nossas apostas” rendem bons feedbacks dos nossos clientes; justamente por isso temos o compromisso de continuamente olhar para o mercado, descobrindo e avaliando alternativas que ofereçam o maior valor agregado possível, e é justamente neste contexto que surge a ferramenta Lucidchart, sobre a qual falarei logo adiante.

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nov 272017
 

O Encontro de Clientes OAT Solutions 2017 foi um sucesso!

Durante o dia 08 de Novembro contamos com a presença de mais de 140 clientes que ao longo do dia puderam trocar experiências, conversar sobre desafios comuns e conhecer casos de sucesso apresentados por clientes reais da OAT, além de aprofundar conhecimentos em temas como Testes Ágeis, DevOps, Modelagem Ágil de Processos e Arquitetura Corporativa, e participar de demonstrações práticas de produtos que a OAT distribui no Brasil, como Jira, Confluence, Rapise, Enterprise Architect e Trello, em que clientes e usuários tiveram a oportunidade de estar frente a frente com consultores especialistas da OAT Solutions.

Agradecemos profundamente a todos que participaram e garantiram um dia extremamente produtivo!

A cada edição temos ampliado o escopo e o alcance do nosso Encontro de Clientes, e esperamos que em 2018 seja ainda maior e melhor. Acompanhe as novidades da OAT Solutions e participe!

#OATEncontro

Confira a seguir algumas imagens do evento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

abr 062017
 

Há poucos dias, enquanto esperava pelo início de uma reunião em um cliente, tive a oportunidade de presenciar algo curioso; imagine a cena: 11 pessoas, de uma equipe que começou a utilizar Scrum há poucos meses, reúnem-se em pé em uma “área de convívio” ao lado das salas de reunião e começam a conversar sobre as atividades do projeto.

Tudo levava a crer que a equipe estava realizando sua Reunião Diária, exceto pelo que pude acompanhar…

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fev 102017
 
Muitas vezes ao falar sobre o cotidiano de atividades em projetos que usam Scrum, algumas pessoas erroneamente usam o termo ‘cerimônia’ para se referir à execução de um conjunto muito comum, com o qual os profissionais tornam-se familiarizados: a Reunião de Planejamento da Sprint, a Reunião Diária, a Revisão da Sprint, a Retrospectiva da Sprint e  o  contêiner das anteriores: a Sprint propriamente dita.
out 172016
 
A OAT Solutions esteve presente no Atlassian Summit 2016, realizado entre os dias 10 e 13 de Outubro de 2016, na cidade de San Jose, Califorinia
Como único Atlassian Expert Brasileiro presente como patrocinador, a OAT teve acesso privilegiado a dezenas de parceiros de todas as partes do globo, que fornecem AddOns que agregam muito valor aos produtos Atlassian, como JIRA, Confluence, JIRA Service Desk e Bamboo entre outros.
Foi também uma oportunidade de ouro para trocar experiências com profissionais de algumas das maiores organizações internacionais que usam os produtos Atlassian, como Google, NASA, Comcast, Electronic Arts, Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e Samsung, além de compartilhar em primeira mão da visão inovadora que a Atlassian tem para o desenvolvimento de software, gestão de serviços (ITSM) e tendências como Agile em larga escala, DevOps e MicroServices.
ago 272016
 

Visão geral

Quando as empresas avaliam ferramentas de automação de teste para testes web, frequentemente surge a pergunta: Qual é a vantagem de usar o Rapise ao invés de Selenium?

Ou ainda de modo mais amplo: Por que pagar por uma ferramenta comercial ao invés de usar uma gratuita?

À primeira vista, ambas as ferramentas parecem endereçar os mesmos desafios ao automatizar testes na web, mas é muito importante compreender outros aspectos ao comparar as duas ferramentas.

 

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jun 062014
 

 

O modelo de Outsourcing no desenvolvimento e manutenção de software é uma realidade em inúmeras corporações, dos mais diversos portes.
Sem entrar no mérito de se existe uma tendência de Outsourcing ou de Insourcing, e sem entrar no mérito de qual abordagem é a melhor, o que este post apresenta é uma avaliação da importância do trabalho de QA (Quality Assurance / Garantia de Qualidade) como forma de assegurar o investimento de quem contrata (cliente), bem como para nortear o fornecedor (ex: fábrica de software) sobre como – e em qual medida – os produtos de trabalho devem atender aos padrões de qualidade estabelecidos.
mai 232014
 

O Enterprise Architect é uma ferramenta de modelagem com muitas teclas de atalho e diversas funções podem ser facilmente executadas a partir do teclado.

Que tal então ganhar produtividade com este exclusivo cartão com instruções de atalhos e acesso rápido do Enterprise Architect ?

EA-atalhos

Clique aqui para salvar/fazer o download, em formato PDF, e deixe o guia de atalhos sempre a mão!

fev 242014
 
Visão x Product Backlog x Sprint Backlog

Quando falamos em Product Backlog e Sprint Backlog, impreterivelmente estamos tratando de um conceito que a maior parte das metodologias ágeis, não apenas o Scrum traz como premissa: a Entrega Orientada ao Valor (Value Driven Delivery, em inglês). Mas o que é isso e porque é tão importante para o cliente?

Segundo John Stenbeck, “fundamentalmente, a entrega orientada a valor enfatiza o desenvolvimento de recursos e funções com o maior retorno de investimento para o cliente”.  Por meio da Visão do projeto, o responsável pelo escopo do produto, o Product Owner faz refletir em sua lista os itens mais prioritários ao cliente, também conhecido como Product Backlog.

Até aqui ok! Mas como que a equipe consegue definir o que é mais prioritário para o desenvolvimento, tendo em vista impedimentos de ordem técnica, os quais podem inviabilizar uma entrega de valor ao cliente?

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