Anderson Barcat

abr 242017
 

A OAT Solutions participou do Agile Trends Brasil, que aconteceu nos dias 12 e 13 de Abril, em São Paulo.
Com o destaque de integrar uma rede internacional de empresas que são ‘Atlassian Solution Partner’, e por oferecer soluções em consultoria, treinamentos e ferramentas que cobrem completamente o ciclo de vida relativo a iniciativas de transformação ágil, o estande da OAT Solutions teve intensa movimentação durante os dois dias do evento.
Segundo Álvaro D’Alessandro, diretor da OAT Solutions, “foi uma honra patrocinar um dos maiores eventos da comunidade ágil e foi muito produtivo para trocar experiências, encontrar clientes, amigos, fazer novas conexões e compartilhar algumas de nossas contribuições tendo ao nosso lado a Atlassian”.

Veja a seguir fotos da presença da OAT Solutions no Agile Trends Brasil 2017:

Continue reading »

mar 262014
 

Com que frequência você recebe perguntas no trabalho via e-mail, chat ou um tapinha no ombro? Isto acontece comigo o tempo todo. Todos precisam aprender com os colegas, mas fazer isto geralmente significa interrompê-los, muitas vezes  com uma pergunta que eles já responderam para outra pessoa.

 As respostas estão lá

Você deve apenas perguntar… e agora você pode, com o mais novo add-on para o Confluence: Confluence Questions.

Continue reading »

fev 142014
 

Neste post fiz uma coletânea dos principais questionamentos que identificam se fazemos ou não uma boa administração do tempo.   Claro que não funcionamos como robôs e imprevistos acontecem, fazendo com  que em alguns momentos não consigamos aplicar os principais fundamentos da administração, mas o importante a ter em mente é que este questionário nos auxilia a identificar alguns dos “ladrões do tempo”.

Responda, reflita e você identificará com facilidade onde a resposta “ideal” é Sim ou Não: Continue reading »

jan 142014
 

LEAN não é apenas um conjunto de ferramentas e técnicas que podem ser aprendidas a partir de sessões de treinamento ou de certificação e, em seguida, implementado em uma organização para obter os resultados finais, portanto a implantação do LEAN  é abordada de diversas maneiras em diferentes tipos e tamanhos de organizações.

LEAN é uma cultura que tem de ser desenvolvida ao longo do  tempo.  O sistema de qualidade próprio da organização tem que ser praticado, padronizado e continuamente melhorado com os processos estáveis, verificados e validados para satisfazer as necessidades dos clientes, e a organização deve dar prioridade ao valor, como ele é definido pelo cliente.

Continue reading »

dez 262013
 

Como citei no post anterior, uma das principais dicas para uma melhor administração do tempo, é saber a hora e como delegar tarefas.     Muitas vezes desperdiçamos nosso tempo assumindo cada vez mais tarefas que podem e devem ser delegadas/compartilhadas com outras pessoas, simplesmente por achar  que é mais rápido e fácil fazer sozinho.  As principais preocupações geralmente são;  o tempo necessário para detalhar a tarefa e o possível tempo extra gasto nas eventuais correções.   Deve ser avaliado que o “tempo gasto” na delegação de uma atividade pode e deverá se transformar no curto prazo em muito mais tempo livre para a realização de tarefas importantes que só podem ser realizadas pelo delegante. Continue reading »

dez 132013
 

Ao longo da minha carreira na área comercial, tive a grande oportunidade de participar de treinamentos sobre Gestão do tempo e de como realizar reuniões eficazes.  Nos dias atuais, um dos pontos principais é saber utilizar a tecnologia para transformar o nosso dia a dia mais produtivo. Nos próximos meses, compartilharei com vocês algumas dicas básicas sobre a melhor Gestão deste recurso tão valioso e cada vez mais escasso em nossos dias.  Dividirei em capítulos, para facilitar a leitura e também para não tomar muito do seu tempo.  Seguem as primeiras dicas: Continue reading »

dez 092013
 

Dada a importância da relação entre o Gerente de Projetos e Analista de Negócios em uma equipe de projeto , como uma organização pode nutrir essa relação fundamental  e , no processo, garantir um melhor desempenho da equipe ?

Aqui estão seis estratégias básicas que você pode empregar :

1 – Treinar os Gerentes e Analistas na metodologia e nos papéis.  Cada um deve compreender mutuamente as responsabilidades e concordar na forma de obter resultados.

2 – formar equipes de duas pessoas, de gerentes e analistas que possam trabalhar juntos mais de uma vez , para que eles possam conhecer os pontos fortes e fracos de cada um.

3 – Recompensar a colaboração dos gerentes e analistas que apresentam as melhores características de seus respectivos papéis.

4 – Escolher os gerentes e analistas que compreendem naturalmente o valor do comprometimento e que trabalham ativamente em conjunto para gerenciar riscos.

5- Desenvolver uma mentalidade onde os profissionais se comuniquem muito para garantir que nada seja perdido.

6- Por fim, prestar muita atenção para as interdependências. Umas das principais áreas estratégicas da sobreposição entre as funções do gerente e analistas, por exemplo, é a área de definição e gestão de escopo.  Esses profissionais devem estar profundamente envolvidos em discussões como esta que podem parecer simples, mas podem fazer estragos em cronogramas e orçamentos.

 

Documento original publicado por   Cathy Cecere – modernanalyst.com  – Tradução Livre – Anderson Barcat