ago 272016
 

Visão geral

Quando as empresas avaliam ferramentas de automação de teste para testes web, frequentemente surge a pergunta: Qual é a vantagem de usar o Rapise ao invés de Selenium?

Ou ainda de modo mais amplo: Por que pagar por uma ferramenta comercial ao invés de usar uma gratuita?

À primeira vista, ambas as ferramentas parecem endereçar os mesmos desafios ao automatizar testes na web, mas é muito importante compreender outros aspectos ao comparar as duas ferramentas.

 

Continue reading »

jun 062014
 

 

O modelo de Outsourcing no desenvolvimento e manutenção de software é uma realidade em inúmeras corporações, dos mais diversos portes.
Sem entrar no mérito de se existe uma tendência de Outsourcing ou de Insourcing, e sem entrar no mérito de qual abordagem é a melhor, o que este post apresenta é uma avaliação da importância do trabalho de QA (Quality Assurance / Garantia de Qualidade) como forma de assegurar o investimento de quem contrata (cliente), bem como para nortear o fornecedor (ex: fábrica de software) sobre como – e em qual medida – os produtos de trabalho devem atender aos padrões de qualidade estabelecidos.
jan 082014
 
É fato que Requisitos bem definidos dependem fortemente das técnicas empregadas durante as atividades de levantamento; por esta razão o Analista de Negócios (ou de Requisitos) deve possuir sólidos conhecimentos em diferentes técnicas que enriquecem a qualidade dos requisitos identificados, bem como aumentam a eficiência do processo de levantamento.
Neste post serão abordados alguns dos aspectos relacionados à qualidade dos Requisitos, com foco na forma de escrita dos mesmos.