fev 022018
 

Autor – Ivar Jacobson, tradução Anderson Barcat

            Para diminuir o “gap” entre Negócios e TI nós precisamos fazer com que joguem no mesmo time.  Eu comparo este time com um time de futebol, no qual os participantes não são só especialistas mas também generalistas – todos podem chutar a bola quando convocados.

O “time” Negócios+TI  deveria funcionar de uma forma similar. Apesar de ter funções especializadas, todos devem contribuir para alcançar o objetivo comum, afim de que todos possam ser bem sucedidos.

Mas eles fazem isto? Se eles fossem um time de futebol, provavelmente eles não ganhariam muitos, ou nenhum, jogo.  Estendendo esta analogia com o futebol, a área de negócios muitas vezes age como o proprietário ausente que quer que a equipe vença, mas não quer tomar o seu tempo para estar diretamente envolvido.

Continue reading »

fev 102014
 

Há 2 tipos de backlog no Scrum, que são semelhantes em estrutura, mas tem propósitos e níveis de detalhamento diferentes:

  • Product Backlog
  • Sprint Backlog

O Product Backlog lista os requisitos para o projeto priorizados de acordo com o valor entregue para o cliente; este backlog é gerenciado pelo Product Owner, e é atualizado ao longo do projeto, à medida que os requisitos são descobertos e refinados. Deve conter informações suficientes para que o time consiga realizar estimativas de desenvolvimento.

No início de cada iteração (sprint), o time revisa o Product Backlog de acordo com a priorização e identifica as estórias de maior prioridade que possam ser trabalhadas naquela iteração. Estas estórias passam a compor o Sprint Backlog para a iteração em questão.

O Sprint Backlog é gerenciado pelo time do projeto e deve conter uma lista detalhada de todas as tarefas que o time precisa completar, relativas a cada estória contida na sprint.

Portanto, enquanto o Product Backlog é criado uma vez e atualizado ao longo do projeto, um novo Sprint Backlog é criado ao início de cada iteração; e enquanto o Product Backlog é tipicamente atualizado semanalmente, o Sprint Backlog é revisado e atualizado diariamente.

Este assunto é parte do nosso curso de Scrum; confira mais detalhes aqui

[ Este post é parte de uma série de perguntas frequentes sobre assuntos relacionados a AGILE. Para pesquisar as demais perguntas já respondidas aqui no blog da OAT, busque pela tag AGILEFAQ  e para submeter uma pergunta, envie a sua questão para o email agile@oatsolutions.com.br ]

jan 082014
 
É fato que Requisitos bem definidos dependem fortemente das técnicas empregadas durante as atividades de levantamento; por esta razão o Analista de Negócios (ou de Requisitos) deve possuir sólidos conhecimentos em diferentes técnicas que enriquecem a qualidade dos requisitos identificados, bem como aumentam a eficiência do processo de levantamento.
Neste post serão abordados alguns dos aspectos relacionados à qualidade dos Requisitos, com foco na forma de escrita dos mesmos.