fev 102014
 

Há 2 tipos de backlog no Scrum, que são semelhantes em estrutura, mas tem propósitos e níveis de detalhamento diferentes:

  • Product Backlog
  • Sprint Backlog

O Product Backlog lista os requisitos para o projeto priorizados de acordo com o valor entregue para o cliente; este backlog é gerenciado pelo Product Owner, e é atualizado ao longo do projeto, à medida que os requisitos são descobertos e refinados. Deve conter informações suficientes para que o time consiga realizar estimativas de desenvolvimento.

No início de cada iteração (sprint), o time revisa o Product Backlog de acordo com a priorização e identifica as estórias de maior prioridade que possam ser trabalhadas naquela iteração. Estas estórias passam a compor o Sprint Backlog para a iteração em questão.

O Sprint Backlog é gerenciado pelo time do projeto e deve conter uma lista detalhada de todas as tarefas que o time precisa completar, relativas a cada estória contida na sprint.

Portanto, enquanto o Product Backlog é criado uma vez e atualizado ao longo do projeto, um novo Sprint Backlog é criado ao início de cada iteração; e enquanto o Product Backlog é tipicamente atualizado semanalmente, o Sprint Backlog é revisado e atualizado diariamente.

 

[ Este post é parte de uma série de perguntas frequentes sobre assuntos relacionados a AGILE. Para pesquisar as demais perguntas já respondidas aqui no blog da OAT, busque pela tag AGILEFAQ  e para submeter uma pergunta, envie a sua questão para o email agile@oatsolutions.com.br ]

jan 082014
 
É fato que Requisitos bem definidos dependem fortemente das técnicas empregadas durante as atividades de levantamento; por esta razão o Analista de Negócios (ou de Requisitos) deve possuir sólidos conhecimentos em diferentes técnicas que enriquecem a qualidade dos requisitos identificados, bem como aumentam a eficiência do processo de levantamento.
Neste post serão abordados alguns dos aspectos relacionados à qualidade dos Requisitos, com foco na forma de escrita dos mesmos.