fev 242014
 
Visão x Product Backlog x Sprint Backlog

Quando falamos em Product Backlog e Sprint Backlog, impreterivelmente estamos tratando de um conceito que a maior parte das metodologias ágeis, não apenas o Scrum traz como premissa: a Entrega Orientada ao Valor (Value Driven Delivery, em inglês). Mas o que é isso e porque é tão importante para o cliente?

Segundo John Stenbeck, “fundamentalmente, a entrega orientada a valor enfatiza o desenvolvimento de recursos e funções com o maior retorno de investimento para o cliente”.  Por meio da Visão do projeto, o responsável pelo escopo do produto, o Product Owner faz refletir em sua lista os itens mais prioritários ao cliente, também conhecido como Product Backlog.

Até aqui ok! Mas como que a equipe consegue definir o que é mais prioritário para o desenvolvimento, tendo em vista impedimentos de ordem técnica, os quais podem inviabilizar uma entrega de valor ao cliente?

Uma vez definidos os itens que trazem maior retorno ao cliente, quem estabelece o que será trabalhado durante uma iteração é a equipe, que por meio do Sprint Backlog, documenta aquilo que será desenvolvido durante o timebox e evidencia as necessidades técnicas. Caso essas não sejam prioritárias ao cliente, a equipe consegue mostrar que sem o desenvolvimento dessas, o valor esperado poderá não ser entregue.

Para resolver impasses do escopo das entregas, ocorre que na maioria das vezes as equipes acabam orientando o processo de desenvolvimento fazendo concessões e acordos de trabalho junto ao responsável pelas demandas, o Product Owner. Ambos, tanto cliente, como equipe, costumam criar, logo no início do projeto, um padrão para a escolha dos itens que serão desenvolvidos durante as iterações, prevenindo assim futuros problemas relacionados à interferência do cliente junto à escolha de itens mais prioritários do Backlog do Produto.

Em detrimento à visão da equipe das necessidades estruturais e de arquitetura necessárias para as entregas de valor do produto, os requisitos (ou user stories) escolhidos pelo cliente podem ser adicionados ou retirados do escopo a qualquer momento, desde que isso não interfira no que está em progresso (WIP, work in progress, em inglês) durante a Sprint, permitindo assim que o Backlog da Sprint seja respeitado.

Visão x Product Backlog x Sprint Backlog

Visão x Product Backlog x Sprint Backlog

 

Eventualmente, uma Sprint poderá ser cancelada, desde que aquilo que está sendo gerado pela equipe não represente ganho para o produto como um todo. Porém, essa decisão deve ser muito bem planejada, pois isso representará desperdício do trabalho já gerado e tem um custo atrelado a ele.

Para mitigar esse tipo de ocorrência, para que tanto o cliente como a equipe estejam seguros com relação à programação das entregas de valor, para projetos de desenvolvimento ágil de software é importante que:

  • O cliente faça parte da equipe de trabalho, sendo visto pela equipe como parte fundamental do desenvolvimento.
  • O desenvolvimento seja iniciado somente quando os testes de aceitação do cliente estiverem escritos e aceitos, garantindo que as necessidades do demandante estão sendo atendidas.
  • Fazer das reuniões de stand-up diárias um momento em que a equipe além de mostrar como as atividades do desenvolvimento estão caminhando, consiga também prever situações de conflito ou impedimentos que possam impedir que uma entrega seja feita.
  • O envolvimento do cliente é bastante útil para a resolução dos problemas levantados pela equipe durante as reuniões diárias.
  • Oficinas reflexivas sejam conduzidas junto ao cliente, com foco na correção de obstáculos ou no entendimento de uma demanda do cliente, para que o time possa ser orientado como resolver um determinado problema ou impasse de negócio que venha a impactar o desenvolvimento.

[ Este post é parte de uma série de perguntas frequentes sobre assuntos relacionados a AGILE. Para pesquisar as demais perguntas já respondidas aqui no blog da OAT, busque pela tag AGILEFAQ  e para submeter uma pergunta, envie a sua questão para o email agile@oatsolutions.com.br ]

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