fev 102017
 
Muitas vezes ao falar sobre o cotidiano de atividades em projetos que usam Scrum, algumas pessoas erroneamente usam o termo ‘cerimônia’ para se referir à execução de um conjunto muito comum, com o qual os profissionais tornam-se familiarizados: a Reunião de Planejamento da Sprint, a Reunião Diária, a Revisão da Sprint, a Retrospectiva da Sprint e  o  contêiner das anteriores: a Sprint propriamente dita.
Além de estar conceitualmente errado (pois o Scrum define os 5 itens listados acima como sendo Eventos Scrum) a ideia de ‘cerimônia’ simplesmente não condiz com a mentalidade ágil.
É natural que ao ler ou ouvir a palavra Cerimônia, imediatamente sejamos remetidos mentalmente a pensar em um nível de formalidade, burocracia, e “cerimonial” que não condiz com a proposta das abordagens ágeis, como o Scrum, que priorizam valores e atitudes participativas, transparentes e democráticas.
Cada evento definido no Scrum tem, basicamente, a indicação de uma duração máxima – pensando no foco e objetividade – e a indicação de quem/quais papéis participam com algumas sugestões e orientações, mas nada muito mais detalhado do que isso!
Portanto, lembre: Scrum tem Eventos e não cerimônias, rituais, ou outros sinônimos. Pense em Eventos e pratique-os de modo dinâmico, objetivo e tenha muito sucesso!
Caso queira aprender mais sobre métodos Ágeis & Scrum, conte com os cursos e consultoria da OAT Solutions ;-)

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>