Home > Consultoria >  Engenharia de Processos de Negócio

A Modelagem de Processos de Negócio (MPN) e em contexto mais amplo, o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), ajudam a explicitar os pontos fortes e oportunidades de melhoria dentro de uma Organização, propor alternativas de solução e demonstrar claramente os resultados esperados para cada ação de mudança. 

A OAT Solutions oferece um amplo leque de serviços de consultoria e treinamento associados a Modelagem e Gerenciamento de Processos de Negócio, englobando diferentes níveis de abstração (desde a identificação da cadeia de valor da Organização, passando pelo detalhamento de macro-processos, tarefas e regras de negócio) e abordando diversos assuntos associados (tais como a transição para Gestão por Processos, Estruturação de Escritórios de Processos, Gerenciamento de Regras de Negócios, Integração da Modelagem de Processos às iniciativas de Tecnologia da Informação, e a execução de projetos de Modelagem de Processos de Negócio propriamente ditos empregando uma abordagem ágil para otimizar a geração do maior valor possível)

Veja abaixo alguns pontos de destaque e entre em contato para mais informações!

 
Gestão por Processos 

O gerenciamento dos processos de negócio (BPM - Business Process Management) é uma das transformações mais importantes que uma empresa deve empregar, face aos inúmeros desafios impostos por um ambiente de negócios em constante alteração e sob a influência dos mais diversos fatores.

A Gestão por Processos traz inúmeros benefícios à empresa e às pessoas que "dão vida" aos processos de negócio, entre os quais destacam-se:
  • Possibilitar o desenvolvimento de produtos e serviços mais competitivos
  • Aumentar a capacidade de adaptação dos processos e da empresa às volatilidades de mercado
  • Aumentar índices de produtividade e qualidade em relação ao modelo atual
  • Otimizar a utilização de novas Tecnologias e Sistemas de Informação
  • Possibilitar maior controle e visibilidade sobre o desempenho de processos e pessoas, dando subsídios para melhoria contínua 

Aprenda mais sobre Gestão por Processos através dos seguintes cursos da OAT e/ou entre em contato para saber mais sobre a atuação da OAT

Gestão de Processos de Negócio

Carreira de Analista de Negócios

 
Formação de Analistas de Negócio 

O Analista de Negócios é o profissional que atua na integração entre as áreas de negócio e tecnologia da informação.
Desta forma, o Analista de Negócios é responsável por realizar inúmeras atividades, tais como:

  • Entrevistas e Reuniões para levantamento de necessidades junto aos clientes/usuários de negócio
  • Análise de Processos de Negócios
  • Modelagem de Processos de Negócios
  • Apresentações de Melhorias em Processos
  • Identificação e Formalização de Requisitos, tanto em nível de negócio quanto em nível de software
  • Apoio ao Gerente de Projetos e Interação com demais profissionais (ex: Analistas de Sistemas) para determinar a melhor solução aplicável aos projetos de melhorias de processos

Consequentemente, é fundamental desenvolver e/ou adquirir competências que viabilizem um trabalho profissional e produtivo.

Para auxiliar quem pretende ingressar nesta carreira, ou precisa atualizar seus conhecimentos frente às mudanças do mercado, a OAT Solutions transfere a você um conjunto de experiências, habilidades e práticas vencedoras, reunidas em um sólido treinamento: Carreira de Analista de Negócios.

O treinamento Carreira de Analista de Negócios é a reunião de 3 consagrados treinamentos, otimizando conteúdo e carga horária, além de intensificar a experiência didática!

 

Mais do que uma formação, este curso prepara você para uma carreira de muito sucesso!

 
 
Modelagem de Processos e Regras de Negócio 

O trabalho proposto pela OAT Solutions consiste no apoio prático para modelagem/mapeamento e re-desenho dos processos de negócio da Organização (abrangendo qualquer escopo de processos da empresa), bem como para a preparação de um ambiente de suporte que garanta a evolução e continuidade do trabalho proposto, alinhado a práticas e normas aplicáveis à corporação.

Como funciona ?
Modelagem Ágil de Processos de Negócio

No início do projeto é executada uma reunião de Planejamento, conduzida por um consultor da OAT Solutions e com participação de representantes de grupos e áreas designadas pelo cliente.

O resultado da reunião de Planejamento é um compromisso entre todos os participantes, materializado através de um Backlog Inicial que usualmente contém uma lista de processos, atividades, áreas, indicadores, equipes ou mesmo produtos que estarão no escopo da modelagem de processos.

A ordem dos itens no Backlog Inicial reflete a prioridade para entendimento-modelagem-redesenho, e os mesmos serão tratados em iterações que cobrem integralmente os itens no Escopo da Iteração.

A cada Execução da Iteração, o consultor da OAT trabalha em conjunto com os profissionais do cliente e é responsável por atuar como agente de mudança.

Os itens do escopo são transformados integralmente, cobrindo tipicamente o levantamento da situação atual ("as-is"), entrevistas para detalhamento dos processos e atividades, identificação das regras de negócio que regem a execução dos processos, avaliação de “gaps”, sugestão e discussão das melhorias, até a efetiva implantação ("to-be"), culminando portanto em um Incremento de Processo ao término de cada Iteração.

Ao final de cada iteração o Backlog é revisitado; havendo itens cuja prioridade justifique a continuidade do projeto de melhoria de processos, uma nova iteração será executada, com o escopo definido e trabalhado, até que não existam mais itens no Backlog, ou que o envolvimento da OAT não seja mais necessário.

Parece interessante ? Entre em contato para saber mais!
 

A OAT Solutions desenvolveu, executa, e transfere o conhecimento acerca de sua metodologia para Modelagem, Análise e Gerenciamento de Processos de Negócio, através de um time de profissionais com vasta experiência prática e sólidos conhecimentos teóricos!

A escolha do método de trabalho é flexível e complementar, incluindo a definição pela utilização  da metodologia do cliente ou a metodologia proposta pela OAT, que cobre:

  • Identificação da Cadeia de Valor e os macro-processos de negócio

  • Mapeamento de Atividades e Tarefas na situação atual ("as-is") e Proposição de Melhorias ("to-be")

  • Identificação, Documentação e Análise de Regras de Negócio

  • Análise de "gargalos"

  • Análise de custos (ABC)

  • Simulação de processos

  • Mapeamento de Riscos

  • Identificação de pontos de melhoria (AS-IS x TO-BE)

  • Levantamento de requisitos de TI com base em processos de negócio

  • Definição de Plano(s) de Ação para Implementação das melhorias de processos

O maior objetivo é auxiliar os clientes na realização dos trabalhos de Modelagem, Análise e Gerenciamento de Processos de Negócio, seja através da alocação de consultores especializados, ou da transferência de conhecimento sobre técnicas, notações, ferramentas e/ou metodologia utilizada, capacitando os profissionais do cliente e, conforme necessário, auxiliando na elaboração de manuais, procedimentos e documentação de processos.

Entre em contato para saber mais sobre a atuação da OAT em projetos de Modelagem de Processos de Negócio, e/ou aprenda mais sobre Modelagem de Processos através dos seguintes cursos da OAT :

Modelagem de Processos de Negócio Utilizando BPMN

Carreira de Analista de Negócios

 

 

 Home | Artigos | Consultoria | Treinamento | Ferramentas | Empresa | Casos de Sucesso | Contato 

 

OAT Solutions - Rua Bertioga,149 cj. 21, 22 e 23 - Saúde - São Paulo  - SP  |  Tel: 11 - 5594-4891

Todos os direitos são reservados. OAT Solutions 2004-2017