Home > Treinamento > Lista de Cursos > Carreira de Analista de Negócios

Download desta Ementa em pdf

       Veja também: Calendário | Descontos | Inscrição

 

 

Curso: CARREIRA DE ANALISTA DE NEGÓCIOS

 

Faça um upgrade definitivo nas suas habilidades e conhecimentos e entre para o time de profissionais que mais cresce na área de TI
 

Atualmente a área de TI e as empresas de modo geral adquirem cada vez mais a consciência de que não basta “saber fazer”, bem como não adianta apenas terceirizar/subcontratar as atividades que não sejam relacionadas ao seu core business.

Sobretudo, qualquer empresa precisa dominar seus processos de negócio, de modo a decidir com clareza quais iniciativas de melhoria de processos (e/ou de sistemas) devem ser selecionadas e evitar que empresas e pessoas gastem seu tempo, dinheiro e esforços na direção errada.
 
O Analista de Negócios é o profissional que atua na integração entre as áreas de negócio & TI, e frente ao enorme desafio que se apresenta, é fundamental estar preparado, dominar um conjunto de técnicas e boas práticas, além de possuir as habilidades necessárias à esta missão.
 
Para auxiliar quem pretende ingressar nesta carreira, ou precisa atualizar seus conhecimentos frente às mudanças do mercado, a OAT Solutions transfere a você um conjunto de experiências, habilidades e práticas vencedoras, reunidas em um sólido treinamento.

 

Por quê Participar ?

  • Desenvolver as habilidades necessárias às atividades de Análise de Negócios

  • Consolidar conceitos, técnicas e boas práticas relacionadas a modelagem de processos e levantamento/gerenciamento de requisitos

  • Atualizar conceitos e adquirir práticas inovadoras, tais como o Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management)

  • Conhecer uma notação consagrada para modelagem de processos (BPMN - Business Process Model and Notation)

  • Compreender e exercitar as atividades do cotidiano do Analista de Negócios

Mais do que uma formação, este curso prepara você para uma carreira de muito sucesso!

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Resumo)

TEASER DE CONTEÚDO

Módulo 1 - Gerenciamento de Processos de Negócio

  • Introdução e Conceitos Fundamentais de BPM (Business Process Management)

  • Utilizando o BABOK como referência para Análise de Negócios

  • Ciclo de Vida prosposto para BPM

  • Gerenciamento da Mudança e da Melhoria Organizacional

Módulo 2 - Modelagem de Processos de Negócio utilizando BPMN (Business Process Model and Notation)

  • Modelagem de Processos de Negócio utilizando a BPMN 2.0

  • Propósito e Construção dos diferentes Tipos de Diagramas da BPMN

  • Detalhamento da BPMN

  • Modelagem de Processos x Regras de Negócio

Módulo 3 - Elicitação (Levantamento) e Gerenciamento de Requisitos de Software

  • Conceitos e Classificação de Requisitos

  • Identificação de requisitos de Software

  • Transformando Requisitos de Negócio em Requisitos de Software

  • Gerenciamento de Requisitos

Módulo 4 - Modelagem de Casos de Uso

  • Introdução, Propósito e Conceitos de Modelagem de Casos de Uso

  • Criando Diagramas de Casos de Uso

  • Gerenciamento de Requisitos e Mudanças

  • Rastreabilidade e Priorização de Casos de Uso

  • Casos de Uso x Casos de Teste

  • Estimativas utilizando Pontos de Caso de Uso

+Clique aqui para ver o conteúdo detalhado

PÚBLICO ALVO

Analistas de Processos, Analistas de Negócio, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Líderes de Projetos. Também é voltado para modeladores de dados, implementadores de soluções integradas (pacotes) de sistemas aplicativos e consultores organizacionais, ou para profissionais que desejam atuar em algum dos papéis listados acima.

MATERIAL DIDÁTICO

Apostilas, Exercícios e Estudo de Caso.

DURAÇÃO

48 horas

PRÉ-REQUISITOS

Não há.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  (Detalhado)

 

Módulo 1 - Gerenciamento de Processos de Negócio

  • Introdução, Importância e Conceitos Fundamentais de BPM (Business Process Management)

    • Fundamentos da Engenharia de Processos

    • Cadeia de Valor

    • Arquitetura de Processos

    • Modelagem de Fluxos de Processos de Negócios

    • Regras de Negócio

  • O que é Análise de Negócios

  • Utilizando o BABOK como referência para Análise de Negócios

    • Detalhamento do BABOK

    • Habilidades e Competências do Analista de Negócios

      • Técnicas & Atitudes Comportamentais

    • Introdução a Técnicas de Elicitação de Requisitos

      • Entrevistas, Prototipação, Questionários, "5W2H", Análise de Documentos, Observação, User Stories, entre outras

    • Relação entre BABOK, CMMI, PMBOK, SWEBOK, ITIL e COBIT

  • Ciclo de Vida proposto para BPM

    • Definição, Descoberta, Modelagem, Simulação, Implantação, Execução, Monitoramento, Análise e Melhoria

  • Gerenciamento da Mudança e da Melhoria Organizacional

    • Análise de Gaps e Riscos

      • Diagramas de Ishikawa, Diagramas de Pareto, Análise de Causa Raiz

    • O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e a Melhoria Contínua

    • Lista de Construtores de Valor

    • Utilizando Frameworks de Indústria

 

Módulo 2 - Modelagem de Processos de Negócio utilizando BPMN (Business Process Model and Notation)

  • Modelagem de Processos de Negócio utilizando a BPMN 2.0

    • Aplicações da BPMN

  • Propósito e Construção dos diferentes Tipos de Diagramas da BPMN

    • Orquestrações, Coreografias e Comunicações

  • Elementos Fundamentais da Notação

    • Elementos de Fluxo (Atividades, Eventos e Decisões)

    • Conectores (Sequenciais, Mensagens e Associações)

  • Detalhamento da BPMN

    • Trabalhando com Estereótipos

    • Elementos de Organização (Pools e Lanes)

    • Elementos Adicionais (Objetos de Dados, Artefatos e Anotações)

  • Modelagem de Processos x Regras de Negócio

    • Como identificar, documentar e gerenciar Regras de Negócio durante o trabalho de Modelagem de Processos

    • Rastreabilidade entre regras e processos

Módulo 3 - Elicitação (Levantamento) e Gerenciamento de Requisitos de Software

  • Conceitos e Classificação de Requisitos

  • Identificação de requisitos de Software

    • Aplicação de técnicas de Elicitação de Requisitos

    • Entrevistas, Prototipação,Questionários, "5W2H", Análise de Documentos, Observação, User Stories, entre outras

  • Transformando Requisitos de Negócio em Requisitos de Software

    • Identificação e Escrita de Requisitos

    • Boas Práticas na Escrita de Requisitos

    • Requisitos Funcionais e Não Funcionais

      • Classificação de Requisitos Não Funcionais

        • Sommerville

        • FURPS++

    • Rastreabilidade entre Requisitos e Regras de Negócio

  • Gerenciamento de Requisitos

    • Priorização

 

Módulo 4 - Modelagem de Casos de Uso

  • Introdução, Propósito e Conceitos Fundamentais sobre Modelagem de Casos de Uso

  • Criando Diagramas de Casos de Uso

    • Identificando Atores e Casos de Uso

    • Especificando Casos de Uso

      • Boas Práticas na Escrita de Cenários/Fluxos de Eventos

  • Gerenciamento de Requisitos e Mudanças

  • Rastreabilidade

    • Visão Geral e Importância

    • Processos x Regras x Requisitos x Casos de Uso

  • Como Priorizar Casos de Uso

  • Casos de Uso x Casos de Teste

    • O Modelo "V" de Testes

  • Estimativas utilizando Pontos de Caso de Uso

 

Compare este treinamento a outros similares que existem no mercado e você verá que a OAT Solutions oferece o Melhor Conteúdo e a Melhor relação Custo x Benefício!

 

 

 
 

 

 

 
 
 

 

Home | Artigos | Consultoria | Treinamento | Ferramentas | Empresa | Casos de Sucesso | Contato

OAT Solutions - Rua Bertioga,149 cj. 21, 22  e 23 - Saúde - São Paulo  - SP  |  Tel: 11 - 5594-4891

Todos os direitos são reservados. OAT Solutions 2004-2017