Segundo o RightScale, entre 2020 e 2021, 54% das empresas adotaram DevOps e o interesse em torno da prática tem aumentado a cada dia. Essa é uma das tendências na área de desenvolvimento que vieram para ficar e tem grande destaque no contexto de transformação digital.
Por realizar a integração entre os setores de desenvolvimento e operações, a prática traz grandes vantagens para o negócio e, quando aplicado em conjunto com testes automatizados, permite obter todo o potencial necessário para o negócio alavancar, ao possibilitar entregar soluções com qualidade, eficiência e agilidade.
Ao adotar o DevOps, a organização precisa ter em mente que a metodologia afetará todo o ciclo de desenvolvimento e isso também diz respeito ao controle de qualidade. Por isso, a função de QA como um todo deve evoluir para abraçar essa mudança.
No caso de metodologias mais tradicionais, para realizar o lançamento de uma aplicação, o controle de qualidade era realizado por meio de uma compilação implantada, em seu ambiente designado e, após os códigos prontos, a área de QA iniciava seus testes funcionais e de regressão. Com a nova adoção, esse controle de qualidade deve alinhar seus esforços no ciclo de DevOps.
O teste de software faz parte do desenvolvimento de qualquer aplicação e tem como principal objetivo encontrar falhas/bugs. O foco principal é chegar a um determinado nível de qualidade, para que a solução possa ser lançada. Quanto mais cedo identifica-se um problema, mais barato e rápido é a sua correção.
O processo de identificar vulnerabilidades é fundamental para que a aplicação funcione com sucesso. Com testes de segurança dinâmicos e automatizados, realizados desde o começo, as equipes podem encontrar e corrigir qualquer insegurança das aplicações e garantir que nenhum bug cause problemas.
Para alcançar velocidade e agilidade no lançamento, é importante automatizar todos os processos de teste e configurá-los, para serem executados automaticamente, quando a implantação for concluída, no ambiente de controle de qualidade.
Ferramentas especializadas de automação de testes e de integração contínua são usadas para alcançar essa integração. A Inflectra, empresa norte-americana que desde 2006 desenvolve ferramentas de apoio e produtividade ao desenvolvimento de software, oferece soluções de automação de testes e gestão da qualidade de software que reduzem o risco empresarial e tempos de ciclo de teste. A empresa tem se tornado grande aliada dos times DevOps, ao incorporar a qualidade em todos os estágios do desenvolvimento
Por meio da automação, é possível que testes sejam realizados de forma repetida, o que torna mais fácil a localização de novos bugs, através da repetição e da simulação de cenários. O objetivo principal dos testes automatizados é minimizar os problemas da abordagem que os testes manuais trazem para a organização, como o tempo empregado no processo a cada realização de teste e seu custo.
Nós, da OAT Solutions, somos representantes da Inflectra no Brasil e executamos o processo de licenciamento de uso junto ao fabricante do SpiraTest, contemplando licenças novas, manutenções e upgrades.
Assim, ajudamos organizações, em todo o país, a incorporar a visão de qualidade no processo, com apoio de processos e ferramentas pensadas para o mundo ágil, o que possibilita que os times acelerem a agilidade com menos riscos. Essas são algumas das principais soluções Inflectra:
As vantagens de adotar os testes automatizados são significativas e oferecem qualidade, redução de custos e melhor retorno sobre investimento, o ROI. Por meio do test automation, a organização reduz a chance de erros, quantidade de esforço que seria realizado em testes manuais, o que aumenta a produtividade e permite testar o software nos mais diversos dispositivos e cenários, o que seria bem mais difícil se fosse realizado por meios manuais.
Ao adotar DevOps, a organização acelerará a entrega de novas funcionalidades. Por meio da prática e do uso de testes automatizados, a empresa pode focar em criar uma cultura de melhoria contínua.
Com testes automatizados a cada vez que são executados, maiores são as chances de evitar os bugs. Isso significa que a união dos testes automatizados garante o pleno funcionamento do ciclo DevOps e isso potencializa o retorno sobre o investimento dos testes.
Na OAT Solutions, realizamos a implementação de ferramentas Inflectra, para garantir práticas de qualidade no desenvolvimento de software e elevar o padrão de qualidade de seus produtos. Conheça: https://oatsolutions.com.br/inflectra/