CODE REVIEW COM BITBUCKET

Code Review com Bitbucker

CODE REVIEW COM BITBUCKET

Code review é uma prática muito importante e saudável que deve ser incentivada em empresas que buscam códigos mais seguros e a descentralização do conhecimento.

O objetivo do code review é validar o código, identificando previamente possíveis bugs e falhas de segurança, podendo até mesmo ser utilizado na aplicação de boas práticas no desenvolvimento e codificação. Realizar um bom code review não só garante códigos melhores, mas também estimula o compartilhamento de conhecimento, permite criar soluções alternativas para os problemas, melhora a entrega e permite ampliar continuamente a maturidade dos times.

Autor e revisor são os dois grandes atores de um code review, eles precisam colaborar e compartilhar informações o tempo todo, já que o processo do code review faz com que ambos aprendam continuamente e criem soluções cada vez melhores para serem implementadas no sistema.

Uma boa e importante prática é realizar o code review constantemente e em curtos intervalos de tempo. Dessa forma, é possível revisar pequenas partes da solução desenvolvida com grande frequência. E, para aplicar essa visão com eficiência, é essencial contar com uma boa ferramenta de versionamento, já que o código precisa ser versionado para passar pela análise a cada commit/alteração.

BITBUCKET E O CODE REVIEW

O Bitbucket – além de ser uma excelente ferramenta de versionamento – possui possibilidades de configuração que podem apoiar a organização e o time na hora de validar uma demanda proposta.

Uma possibilidade interessante que a solução oferece é fixar os revisores de acordo com os repositórios. Dessa maneira, é possível garantir que o código será validado por uma pessoa diferente de quem codificou ou até mesmo determinar o líder técnico como a única pessoa responsável pela validação.

A interface na qual o code review é feito no Bitbucket também está evoluindo para facilitar o uso e evitar que revisores e autores tenham que ficar alternando ferramentas durante o processo. 

Hoje, já é possível incluir as informações do Sonar, por exemplo, o que permite que o revisor saiba, ali mesmo, se as métricas de qualidade de código foram atingidas ou não.

Além disso, com a evolução da maturidade e os testes automatizados sendo realizados pelo time, essas informações também serão apresentadas na tela do Pull Request, como, por exemplo, alertas de possíveis bugs.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Tela do Pull Request com integração com o Sonar apresentando as métricas de qualidade de código

As comparações do código antigo com o código novo são apresentadas de forma mais amigável, utilizando as cores nas linhas modificadas e permitindo comparações fáceis e visuais, além de recursos facilitados para comentários.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente

Alterações no código apresentadas com cores para facilitar a identificação do que foi modificado e a possibilidade de comentários in-line.

No plano Premium do Bitbucket Cloud, ainda é possível criar checklists e exigências especiais que ampliam a segurança do código, como, por exemplo, exigir dois revisores aprovando o que foi proposto para permitir o merge do código.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Teams

Descrição gerada automaticamente

Apresentação dos revisores e builds e possibilidade de criação de checklist para code review

Status de builds são apresentados na tela do Pull Request, assim, caso o build falhe, é possível identificar e não realizar a aprovação do code review.

Os feedbacks também podem facilmente ser transformados em tarefas, além de ser possível criar uma lista do que deve ser feito para validação do code review.

O Bitbucket oferece ainda uma “árvore de arquivos”, que apresenta, de forma visual, quais arquivos foram modificados, facilitando ao revisor identificar exatamente o que precisa ser validado.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email, Site

Descrição gerada automaticamente

O Code Insights é mais um novo recurso da solução pensada para contexto DevOps. 

A ferramenta apresenta resultados de testes, verificações de segurança e outros recursos logo na exibição das solicitações pull. Corrigindo os bugs antes do lançamento, o recurso permite que o time passe mais tempo focado no código do que em reunião de feedback.

O Bitbucket também se integra naturalmente ao Jira Software, trazendo benefícios como análise, exibição de comentários e comparações já no contexto do código. Isso torna possível atribuir tarefas ou criar itens do Jira direto da solicitação pull para que o time atue imediatamente. 

Como se vê, o code review é uma prática essencial para construir times de alta performance. 

No entanto, é importante que as organizações se apoiem em boas soluções de versionamento, como o Bitbucket, e criem uma cultura de colaboração e melhoria contínua, que permita que os autores entendam o processo não como uma avaliação de sua capacidade, mas como um esforço coletivo de evolução. 

Afinal, a cultura perfeita para liberar todo o poder do code review é aquela em que os revisores e autores se veem como parte do mesmo time, as críticas são sempre construtivas, estimulam a criatividade e a qualidade e ajudam a levar a organização cada vez mais longe. 

Por Kassia Moura – kassia.moura@oatsolutions.com.br
Atlassian Consultant | OAT Solutions Atlassian Consultant

Quer reduzir o tempo de aprovação, potencializar as equipes com um ciclo menor entre o feedback e a entrega? Entre em contato com a gente para saber mais: https://oatsolutions.com.br/atlassian/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *