Com o plano certo, a sua jornada para a nuvem não enfrenta tempestades

Confira o passo a passo para uma migração tranquila.

Como Platinum Solution Partner da Atlassian, nós da OAT temos experiência e conhecimento comprovados na migração para a Atlassian Cloud. Por isso, criamos uma lista com pontos essenciais para você considerar na hora de migrar o seu Jira, Confluence ou Jira Service Management (antigo Jira Service Desk) para a versão de nuvem.

Ao fim do artigo, indicamos também algumas soluções e serviços que nossos clientes têm nos solicitado para tornar a viagem para a nuvem mais tranquila, rápida, econômica e segura.

Passo 1 – Avalie

O primeiro passo é entender o seu cenário atual, comparar modelos de contratação, entender os desafios e decidir qual é o momento ideal para migrar e o que esperar do processo.

Diferenciais da nuvem

Explore os diferenciais da nuvem e o que seu time ganhará em termos de eficiência, economia de tempo dedicado à infraestrutura e agilidade.

Aplicativos, integrações e soluções Atlassian

Garanta que você tem uma visão ampla e abrangente do inventário de soluções da Atlassian que seu time usa e dos aplicativos do Marketplace. Assim, você poderá se antecipar em planejar soluções e saber quem está usando o que, caso opte por substituir algum aplicativo ou integração.

Compliance e segurança

Momento para analisar as políticas de conformidade e segurança para garantir que produtos em nuvem Atlassian atendam às suas necessidades.

Orçamento

Avalie suas opções de pagamento e os custos de licenças. A Atlassian Cloud não cobra taxas para migração para a nuvem além dos custos de assinaturas. 

Como Platinum Solution Partner, nós temos acesso a descontos e planos especiais que se aplicam a usuários de grande porte. Então, se precisar de uma cotação, fale com a gente.

Passo 2 – Planeje

É hora de criar as etapas que precisará seguir para migrar com segurança e sem risco de perda de dados ou acessos.

Configure sua organização dentro da plataforma Atlassian Cloud

Gerencie contas de usuários e configure recursos de segurança, como SAML SSO. Nesta etapa é possível ter uma visão na nuvem de todos os seus sites, produtos e os usuários que podem acessá-los.

Verifique o domínio e tome posse das contas dos usuários

Garanta mais controle sobre o Atlassian Cloud verificando seu domínio. Isso garantirá a propriedade do domínio de sua empresa, além de possibilitar reivindicar contas de usuários.

Avalie se irá usar o Atlassian Access (centralizar gestão de acessos)

O Access é uma ferramenta que garante maior segurança e administração centralizada em cada produto em nuvem Atlassian. Ao centralizar gestão de acessos, você poderá sincronizar grupos, escolher em quais produtos o usuário terá permissão para utilizar, entre outros.

Avalie o esforço e a complexidade da migração de seus dados 

Consolidar tudo na nuvem ou no data center? Faça uma análise abrangente de quantos dados você tem, número de usuários e se há oportunidades para reduzir o tamanho dos dados a serem migrados.

Passo 3 – Preparação

Tudo pronto para começar a preparação para migrar definitivamente. É o momento de comunicar as equipes e deixar os dados e ambientes prontos para migrar.

Determine o processo de migração para os seus aplicativos

Determine como migrar os aplicativos para a nuvem. Cada aplicação é diferente, e existem três cenários possíveis para migração: pode ser migrado automaticamente ou será necessário um processo especial com ajuda do fabricante, e, por último, o aplicativo poderá ter que ser substituído ou ser criado um processo diferente para migrá-lo.

Garanta que seu ambiente está na versão do server compatível para migração

Verifique se você está em um servidor ou data center compatível ou se será preciso atualizar antes de migrar.

Faça uma limpeza no seu server

Identifique o que você pode limpar antes de migrar, como grupos e permissões. Evite levar documentos desnecessários ou projetos inativos para a nuvem. 

Revise sua política de acesso anônimo

É bem comum que usuários de server deixem documentos  e projetos para acesso sem login, considerando que o acesso é interno. Mas na hora de migrar para a nuvem, é importante cuidar deste tema.

Garanta que o acesso aos projetos estejam abertos apenas para pessoas da sua organização. Então, valide quais aplicações você deseja deixar aberta na web para acesso anônimo.

Configurar o SSO 

Configure o SSO, as permissões de acesso dos usuários e garanta que os usuários tenham os níveis de acessos que precisam.

Passo 4 – Teste

Simule sua migração. É hora de garantir que tudo está funcionando, faça backup dos seus dados e garanta que não tenha dor de cabeça na migração.

Backup dos dados

Antes de migrar, faça o backup de sua instância auto-hospedada do Jira e Confluence. Se os dados estiverem presentes em seu site na nuvem, faça backup por segurança também.

Faça migração teste com simulação

Faça uma simulação da migração, escolha aplicações para migrar e se familiarizar com o processo, desta forma você certifica se tudo funciona como esperado. Nesta etapa, é possível determinar um cronograma analisando o tempo de inatividade necessário e resolver quaisquer problemas potenciais com antecedência.

Instale e migre os aplicativos

Selecione os aplicativos que deseja instalar ou migrar para nuvem e teste a funcionalidade  para garantir que eles estejam trabalhando como esperado.

Faça um teste de aceitação dos usuários 

Libere o ambiente de nuvem para que os usuários realizem testes e deem o aceite da migração.

Faça um plano de comunicação 

Crie um plano para comunicar a migração, informe os usuários que irão acessar a nuvem, os aplicativos que serão utilizados, data de mudança etc. 

Passo 5 -Migração

É hora de colocar o plano que você criou na fase 4 em prática!

Migre os apps

Partindo do mapa  de migração de aplicativos que você criou, instale e migre os aplicativos que você considera essenciais para uso na nuvem.

Cheque a qualidade dos dados migrados

Verifique se os dados foram migrados como o esperado e se tudo está funcionando perfeitamente. 

Redirecione os usuários para a nuvem Atlassian

Crie banners nos sites do Jira ou do Confluence para ajudar a redirecionar os usuários finais que ainda estão tentando acessar a instância server. Crie um link amigável para a nova URL do site na nuvem para que todo mundo saiba para onde ir.

Passo 6 – Lance

Comunique e ajude com os primeiros passos

Não deixe de comunicar o sucesso da migração e reforçar os motivos pelos quais a decisão deve ajudar a sua empresa a ir mais longe.

Cuide da comunicação com cuidado, pois pode ajudar e muito a engajar os times no novo modelo. Uma boa ideia é criar um comunicado simpático, com a linguagem da sua empresa, convidando os usuários para conhecer a nuvem e incluir as seguintes informações.

–  Novos links para marcar, como o link para seu novo site.

– Instruções sobre como os usuários finais vão se conectar.

–  O que eles vão precisar para redefinir (ou seja, avatares ou, se você não estiver usando SSO, os usuários vão precisar redefinir senhas).

–  Mudanças em aplicativos ou funcionalidade.

– Qual treinamento vai ser oferecido e quando.  

–  Como pedir ajuda.

Abra espaço para que as pessoas se ajustem

Mesmo uma mudança bem-sucedida gera dúvidas e insegurança. Abra um espaço na agenda da primeira semana para conversar com os usuários, receber feedbacks de coração aberto e responder às perguntas. Não se esqueça de priorizar e incorporar pequenos ajustes, sempre que possível.

Da migração ao suporte e à manutenção

Com a maior parte dos problemas resolvidos, é hora de fazer a transição para os processos de manutenção e suporte padrão da equipe para aplicativos SaaS. Com o novo modelo, seus administradores deverão ter mais tempo livre para assumir funções mais interessantes e estratégicas.

Siga as atualizações da Atlassian Cloud

Na nuvem, você tem acesso imediato a todos os recursos e as correções de bugs. Instalações, upgrades e patches são gerenciados pela Atlassian para que você possa relaxar. Fique de olho no roadmap de desenvolvimento em nuvem para o Jira Software, Confluence, Jira Service Desk e Bitbucket para conferir as novidades.

Como a OAT pode ajudar em cada etapa na sua jornada para Atlassian Cloud:

Conte com o time OAT para ajudar na migração. Entre em contato ou escreva para oatsolutions@oatsolutions.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *