Como Platinum Solution Partner da Atlassian, nós da OAT temos experiência e conhecimento comprovados na migração para a Atlassian Cloud. Por isso, criamos uma lista com pontos essenciais para você considerar na hora de migrar o seu Jira, Confluence ou Jira Service Management (antigo Jira Service Desk) para a versão de nuvem.
Ao fim do artigo, indicamos também algumas soluções e serviços que nossos clientes têm nos solicitado para tornar a viagem para a nuvem mais tranquila, rápida, econômica e segura.
O primeiro passo é entender o seu cenário atual, comparar modelos de contratação, entender os desafios e decidir qual é o momento ideal para migrar e o que esperar do processo.
Explore os diferenciais da nuvem e o que seu time ganhará em termos de eficiência, economia de tempo dedicado à infraestrutura e agilidade.
Garanta que você tem uma visão ampla e abrangente do inventário de soluções da Atlassian que seu time usa e dos aplicativos do Marketplace. Assim, você poderá se antecipar em planejar soluções e saber quem está usando o que, caso opte por substituir algum aplicativo ou integração.
Momento para analisar as políticas de conformidade e segurança para garantir que produtos em nuvem Atlassian atendam às suas necessidades.
Avalie suas opções de pagamento e os custos de licenças. A Atlassian Cloud não cobra taxas para migração para a nuvem além dos custos de assinaturas.
Como Platinum Solution Partner, nós temos acesso a descontos e planos especiais que se aplicam a usuários de grande porte. Então, se precisar de uma cotação, fale com a gente.
É hora de criar as etapas que precisará seguir para migrar com segurança e sem risco de perda de dados ou acessos.
Gerencie contas de usuários e configure recursos de segurança, como SAML SSO. Nesta etapa é possível ter uma visão na nuvem de todos os seus sites, produtos e os usuários que podem acessá-los.
Garanta mais controle sobre o Atlassian Cloud verificando seu domínio. Isso garantirá a propriedade do domínio de sua empresa, além de possibilitar reivindicar contas de usuários.
O Access é uma ferramenta que garante maior segurança e administração centralizada em cada produto em nuvem Atlassian. Ao centralizar gestão de acessos, você poderá sincronizar grupos, escolher em quais produtos o usuário terá permissão para utilizar, entre outros.
Consolidar tudo na nuvem ou no data center? Faça uma análise abrangente de quantos dados você tem, número de usuários e se há oportunidades para reduzir o tamanho dos dados a serem migrados.
Tudo pronto para começar a preparação para migrar definitivamente. É o momento de comunicar as equipes e deixar os dados e ambientes prontos para migrar.
Determine como migrar os aplicativos para a nuvem. Cada aplicação é diferente, e existem três cenários possíveis para migração: pode ser migrado automaticamente ou será necessário um processo especial com ajuda do fabricante, e, por último, o aplicativo poderá ter que ser substituído ou ser criado um processo diferente para migrá-lo.
Verifique se você está em um servidor ou data center compatível ou se será preciso atualizar antes de migrar.
Identifique o que você pode limpar antes de migrar, como grupos e permissões. Evite levar documentos desnecessários ou projetos inativos para a nuvem.
É bem comum que usuários de server deixem documentos e projetos para acesso sem login, considerando que o acesso é interno. Mas na hora de migrar para a nuvem, é importante cuidar deste tema.
Garanta que o acesso aos projetos estejam abertos apenas para pessoas da sua organização. Então, valide quais aplicações você deseja deixar aberta na web para acesso anônimo.
Configure o SSO, as permissões de acesso dos usuários e garanta que os usuários tenham os níveis de acessos que precisam.
Simule sua migração. É hora de garantir que tudo está funcionando, faça backup dos seus dados e garanta que não tenha dor de cabeça na migração.
Antes de migrar, faça o backup de sua instância auto-hospedada do Jira e Confluence. Se os dados estiverem presentes em seu site na nuvem, faça backup por segurança também.
Faça uma simulação da migração, escolha aplicações para migrar e se familiarizar com o processo, desta forma você certifica se tudo funciona como esperado. Nesta etapa, é possível determinar um cronograma analisando o tempo de inatividade necessário e resolver quaisquer problemas potenciais com antecedência.
Selecione os aplicativos que deseja instalar ou migrar para nuvem e teste a funcionalidade para garantir que eles estejam trabalhando como esperado.
Libere o ambiente de nuvem para que os usuários realizem testes e deem o aceite da migração.
Crie um plano para comunicar a migração, informe os usuários que irão acessar a nuvem, os aplicativos que serão utilizados, data de mudança etc.
É hora de colocar o plano que você criou na fase 4 em prática!
Partindo do mapa de migração de aplicativos que você criou, instale e migre os aplicativos que você considera essenciais para uso na nuvem.
Verifique se os dados foram migrados como o esperado e se tudo está funcionando perfeitamente.
Crie banners nos sites do Jira ou do Confluence para ajudar a redirecionar os usuários finais que ainda estão tentando acessar a instância server. Crie um link amigável para a nova URL do site na nuvem para que todo mundo saiba para onde ir.
Não deixe de comunicar o sucesso da migração e reforçar os motivos pelos quais a decisão deve ajudar a sua empresa a ir mais longe.
Cuide da comunicação com cuidado, pois pode ajudar e muito a engajar os times no novo modelo. Uma boa ideia é criar um comunicado simpático, com a linguagem da sua empresa, convidando os usuários para conhecer a nuvem e incluir as seguintes informações.
– Novos links para marcar, como o link para seu novo site.
– Instruções sobre como os usuários finais vão se conectar.
– O que eles vão precisar para redefinir (ou seja, avatares ou, se você não estiver usando SSO, os usuários vão precisar redefinir senhas).
– Mudanças em aplicativos ou funcionalidade.
– Qual treinamento vai ser oferecido e quando.
– Como pedir ajuda.
Mesmo uma mudança bem-sucedida gera dúvidas e insegurança. Abra um espaço na agenda da primeira semana para conversar com os usuários, receber feedbacks de coração aberto e responder às perguntas. Não se esqueça de priorizar e incorporar pequenos ajustes, sempre que possível.
Com a maior parte dos problemas resolvidos, é hora de fazer a transição para os processos de manutenção e suporte padrão da equipe para aplicativos SaaS. Com o novo modelo, seus administradores deverão ter mais tempo livre para assumir funções mais interessantes e estratégicas.
Na nuvem, você tem acesso imediato a todos os recursos e as correções de bugs. Instalações, upgrades e patches são gerenciados pela Atlassian para que você possa relaxar. Fique de olho no roadmap de desenvolvimento em nuvem para o Jira Software, Confluence, Jira Service Desk e Bitbucket para conferir as novidades.
Conte com o time OAT para ajudar na migração. Entre em contato ou escreva para oatsolutions@oatsolutions.