Tudo na nuvem com a Atlassian?

Calma, a gente ajuda você a avaliar se precisa migrar, quando migrar e a se preparar para chegar lá!

Se você acompanha as notícias do mundo da tecnologia, já está sabendo ou pelo menos ouviu falar: a Atlassian, nosso parceiro e uma das maiores empresas de softwares colaborativos do mundo, anunciou que será prioritariamente focada em cloud

Está se perguntando o que isso muda agora? Decidimos escrever este post para responder a essa e outras outras dúvidas que você provavelmente tem sobre a Nuvem Atlassian, mas tem vergonha de perguntar.

A notícia significa que a Atlassian irá encerrar o suporte especificamente dos seus produtos do modelo Server até o fim de fevereiro de 2024.  Mas isso não quer dizer que quem precisa estar on premises ou quer fazer uma transição mais lenta para a nuvem tem que se preocupar. Então, antes de falar de nuvem, é legal entender como funciona a solução Data Center, que continua com vendas e suporte super ativos.  

O Data Center é um modelo on premises moderno, pensado para facilitar a vida das equipes que exigem uma solução autogerenciada. Neste formato, a organização garante controle completo do seu ambiente, cluster ativo-ativo para alta disponibilidade, licença anual e manutenção no mesmo pacote.

Veja abaixo um comparativo entre o Server e Data Center:

Como se vê, o Data Center é sim capaz de suprir as necessidades específicas de empresas que querem manter a solução da Atlassian nos próprios ambientes, com algumas vantagens importantes por se tratar de uma solução mais focada nos clientes de grande porte.

Agora, olhando para o futuro em nuvem, as mudanças já começaram a acontecer e, entre os próximos dois anos (2021 e 2022), será oferecido todo o suporte necessário para a migração e para evitar bugs e incidentes nos produtos em servidores. 

E o fato do tema nuvem estar em alta não só na Atlassian, faz surgir curiosidades, alguns mitos e muitas dúvidas. Decidi explicar, então, por que faz muito sentido a decisão de se tornar cloud-first e por que talvez faça sentido para você planejar a sua migração, com calma e no ritmo que o seu negócio exige.

Com a nuvem, as organizações podem concentrar em sua missão, deixando alguns aspectos do gerenciamento burocrático de lado, como, por exemplo, a maior parte da demanda de infraestrutura e manutenção. Além disso, a nuvem permite modelos de contratação sejam mais diversos e traz uma flexibilidade e agilidade difícil de se obter em modelos on premises.

CONHEÇA OS TIPOS DE NUVEM ATLASSIAN

A migração para a Atlassian Cloud é um projeto vantajoso para as empresas que desejam ampliar a competitividade no mercado. Afinal, o mundo está cada vez mais digital, e os times de TI devem começar a migrar seus projetos e sistemas para aproveitar todo o potencial de agilidade, escalabilidade e acessibilidade que esse tipo visão traz. Ainda que este não seja o seu momento de alçar voo para a nuvem, é importante começar a testar e pensar no que a migração para a nuvem pode trazer de vantagens.

Deu vontade de experimentar? Acesse nossa página e comece pelas avaliações estendidas da nuvem.

Se precisar de ajuda, fale com nossos especialistas. A OAT está preparada para o futuro em nuvem e à disposição para ajudar nesta jornada.

Aproveite e siga a página da OAT no LinkedIn.  Iremos compartilhar mais conteúdo e webinars sobre as novidades da Atlassian Cloud por aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *